TAEKWONDO e a INTERNET

Que a internet revolucionou o mundo, isso é inquestionável. Mas que a internet poderia interferir na tradição de uma Arte Marcial poucos imaginavam.

Há dois ou três anos surgiram os primeiros sites de Taekwondo no Brasil. Basicamente estavam divididos em tópicos padrões como histórico, graduação, golpes básicos dentre outros. A tecnologia permitiu o estudo à distância, intercâmbio e atualização em velocidade maior. Vídeos, fotos, notícias nos mantém a par de quase tudo que acontece dentro do nosso esporte. Sem dúvida, os benefícios da internet aqui também se fazem presentes. O mundo virtual aparece como ferramenta complementar de grande importância, e não como substituto do instrutor ou do mestre.

Subitamente o Taekwondo se vê vítima da internet. Denúncias, críticas e queixas são divulgadas em um mundo virtual, território onde a liberdade de expressão e o anonimato dominam.

Uma verdadeira chuva de denúncias inundou as páginas de Taekwondo. Dirigentes e atletas de elite, professores e mestres, todos se mostravam envolvidos em escândalos. O que era tratado às escuras agora se tornava matéria de primeira página. Foram tantas críticas que o Taekwondo se via engolido por uma verdadeira bola de neve.

Poderíamos chamar de uma Guerra Fria Virtual?

De um lado os dirigentes e do outro os dirigidos. Direitos e deveres são questionados e exigidos. Denúncias e ameaças se confrontam na internet. Essa “guerra” ainda vai durar muito, e quem diria, já chegou ao mundo real!

Há vítimas nessa guerra? E vencedores? Todos os taekwondistas são ao mesmo tempo vítimas e vencedores. O Taekwondo tem sua imagem pichada repelindo possíveis interessados na “Arte dos Homens Voadores”. Por outro lado, é um espaço conquistado para expor idéias e opiniões, críticas e exigências.

A internet para nós é como aquele velho ditado – “uma faca de dois gumes”. Ela pode preparar o nosso alimento bem como servir como uma arma!

(Artigo publicado na coluna de Mestre Gilbert em: http://www.sportsc.com.br/gilbert.html )

0 comentários: