XIX WORLD OPEN TAEKWONDO CHAMPIONSHIP 2011 (Curitiba-PR)

Atletas voltando Campeões de Curitiba-PR



Cinco Alunos da Escola Municipal Paulo VI, que participam do Projeto Mais Educação do Governo Federal, foram representar a Cidade de Canoas, a Escola Paulo VI e a Equipe de Taekwondo Otugui  no "XIX WORLD OPEN TAEKWONDO CHAMPIONSHIP 2011, realizado nos dias 14 e 15 de maio. São mais de 120 alunos que participam da oficina Taekwondo no projeto Mais Educação, e foram selecionados dentre estes 120 alunos apenas 5, Nádia Flores Monteiro de 7 anos, Alisson Flores Monteiro de 12 anos, Peterson Correa de Souza de 11 anos, Matheus Ferreira Lessa de 10 anos e Gabriel Escobar de 13 anos. Eles treinam de segunda á sexta feira na Escola, e  segundas, quartas, sextas e sábados na Academia de Taekwondo Otugui, treinados pelo Professor Fernando Riella, faixa preta 2º dan e pala Roberta Dorneles, faixa vermelha.

Graças a ajuda de Empresas patrocinadoras locais conseguiram a verba de 5.000 mil reais para arcar com as despesas gerais, como passagens aéreas, hospedagem, alimentação e inscrição da competição. Não contando com ajuda nenhuma da prefeitura, que a menos de uma semana ligou para a Escola dizendo que "- Não havia tempo hábil para disponibilizar o patrocínio" assim deixando as crianças empenhadas com menos de uma semana para competição e sem nenhuma certeza de que conseguiriam participar. Mas com o empenho e determinação da Diretora Maria Angélica, Vice-Diretora Ana Márcia, Coordenadoras Maristela e Márcia conseguiram arrecadar a verba necessária com empresas e amigos, para que as crianças pudessem participar da competição internacional. Resultando em 6 medalhas de ouro, todos foram Campeões em suas respectivas categorias.

Desde a volta dos atletas não se fala em outra coisa além do grande feito que estas crianças conquistaram, é entrevistas atrás de entrevistas, homenagens, participação de programas de rádio, matéria para jornais, matéria para programas televisivos, etc.

Mas oque chamou atenção e oque fez tornar este feito tão importante e especial, que merecesse tal reconhecimento não foi apenas o fato de 5 crianças terem conquistado um título internacional, e sim, o fato de estas crianças serem carentes, viverem em área de grande vulnerabilidade, terem poucas chances e oportunidades para conseguirem se destacar socialmente ou até mesmo no esporte. Algumas destas crianças nunca tinham andado de avião, de metrô (trensurb), nunca tinham entrado em um shopping center, nunca tinham ido a um cinema, não conheciam elevadores e escadas rolantes. Mesmo com todas as dificuldades reais, sendo a única equipe do evento a representar uma escola  pública, conseguiram ir a uma competição de alto nível, enfrentando atletas de varias partes do Brasil e de países da América do Sul, lutando contra atletas mais graduados, com muito mais tempo de prática e mesmo assim, conseguiram ser Campeões.